Desvendando o Aparelho Lingual

A busca pela estética na ortodontia tem feito com que a tecnologia invada essa especialidade.

Esse tópico vai abordar um tema novo e de grande interesse para os pacientes, o APARELHO LINGUAL.


Foto: A atriz Debora Secco mostrando o aparelho lingual
para Carolina Dieckmann (clique para ampliar)

O que é Ortodontia Lingual?
É a técnica ortodôntica em que o aparelho fixo é colado na face interna dos dentes. Como estas ficam em contato com a língua, são chamadas de faces linguais. Daí o nome Ortodontia Lingual e Aparelho Ortodôntico Lingual.

Quais as vantagens de se ter o aparelho ortodôntico colado internamente?
  1. A principal vantagem é estética. Como os brackets são colados atrás dos dentes, ficam praticamente invisíveis e ninguém percebe que você faz tratamento ortodôntico.
  2. Outra vantagem é o fato de não projetar os lábios para frente, evitando alterações no perfil da face, ao contrário do que faz o fixo convencional.
  3. Apesar do acúmulo de resíduos durante as refeições ser igual em ambos, no lingual eles não aparecem e o usuário se sente mais seguro para conversar durante um almoço de negócios, por exemplo.

Existem desvantagens no seu uso?

  1. Alguns casos são mais difíceis de se tratar e, em outros, até mesmo contra-indicado o uso de ortodontia lingual.
  2. Pode haver dificuldade em articular alguns fonemas nas primeiras semanas de uso.
    A higiene é mais trabalhosa.

Ele machuca a língua?
Normalmente não. A experiência mostra uma ótima adaptação na maioria dos meus pacientes.

Este tratamento costuma ser mais caro?
Pela dificuldade de se trabalhar com este tipo de aparelho, normalmente estes tratamentos são mais caros sim, mas é importante lembrar que os valores sempre variam muito dependendo do caso. Por isso sempre recomendo que você procure um especialista e faça uma consulta de avaliação para ter noção dos valores envolvidos.


Recursos tecnológicos que podem ser usados na Ortodontia Lingual :



Assista o vídeo do movimento dentário com Lingual:

Invisalign - Aparelho transparente móvel

Assista o vídeo:

Este aparelho apresenta um maneira invisível de corrigir seus dentes sem aparelhos fixos. Com uma série de alinhadores invisíveis, removíveis, e confortáveis que ninguém pode notar que você está usando. Você poderá sorrir mais durante e depois do tratamento. Sem constrangimentos e com total controle sobre a sua higiene bucal.

obs. não é indicado para todos os casos.

Revista ISTOÉ Gente afirma que Gisele Bündchen usou esse aparelho:


LEIA AQUI : www.terra.com.br/istoegente/356/reportagens/capa_gisele_01.htm

"Um sorriso que não revelava o aparelho ortodôntico que Gisele está usando há pouco tempo. Trata-se de um invisalign, uma nova técnica de corrigir os dentes com uso de alinhadores transparentes, sem metal ou fios, que a top número 1 do mundo não tirou nem durante o ensaio fotográfico. “É móvel, mas como leva 22 horas para voltar ao lugar prefiro não tirar”, diz ela, mostrando o invólucro transparente que se amolda à dentição perfeita."

Como funciona o aparelho autoligável ?

Veja o vídeo!


Os bráquetes autoligáveis (metálicos ou estéticos) são modernos e com muita tecnologia. Este sistema dispensa o uso de borrachinhas para prender o arco no bráquete.

A grande vantagem deste sistema é a utilização de forças mais leves e por ter apenas uma portinha que escorrega e prende o fio no braquete, promovendo menos atrito e um deslize maior do dente, realizando o movimento dentário mais rapidamente.

Assim, é possível diminuir o tempo total do tratamento.

O uso de Mini-implante na Ortodontia



A utilização de mini-implantes na correção de problemas ortodônticos aponta nova tendência da Ortodontia.

Um tratamento que seja mais rápido e menos incômodo é o sonho de qualquer pessoa que precise passar por um tratamento ortodôntico. Se, além disso, o tratamento apresentar uma maior eficiência, melhor ainda. É justamente em busca disso que a Ortodontia tem evoluído, sempre atrás de melhores resultados para seus tratamentos.Até recentemente existiam poucas alternativas para apoio que não fosse os próprios dentes. Uma delas é o aparelho extra-oral, conhecido como “freio de burro”. Nem sempre o paciente aceita esta alternativa.
Os mini-implantes aparecem então como uma excelente alternativa temporária de ancoragem (apoio). Esses são rosqueados sem qualquer incomodo na maxila ou mandíbula do paciente e podem ser utilizados como apoio, facilitando e agilizando o trabalho do ortodontista. Por serem temporários, não se integram aos ossos, como é o caso dos implantes dentários, e podem ser substituídos ou removidos a qualquer momento sem nenhum desconforto.

Apesar de serem transitórios e absolutamente confortáveis, percebo ao conversar com meus pacientes e outros colegas dentistas que a maioria das pessoas não aceita muito bem a idéia de instalá-los. Isto deve ocorrer provavelmente por uma questão de medo, uma vez que a palavra mini-implante é associada pelos leigos ao implante dentário convencional que é extremamente mais complexo. Na foto abaixo é possível observar o implante colocado e como ele é utilizado pelo ortodontista como apoio.

Celebridades de aparelho lingual


No aparelho lingual, os brackets (os acessórios colados do aparelho ortodôntico) e fios estão fixados na face interna dos dentes, aquela voltada para a língua (daí o nome desta técnica).

A Ortodontia Lingual teve início nos EUA com o objetivo de atender às necessidades estéticas de artistas de Hollywood que hesitavam em usar aparelho ortodôntico convencional.
O avanço no desenho dos brackets permitiu que esses se tornassem cada vez menores, arredondados e mais confortáveis.
O desconforto inicial e o período de adaptação aos aparelhos, lingual e convencional, varia de pessoa para pessoa e de uma maneira geral dura cerca de 7 dias.

Famosos de Aparelho Estético






A preocupação com a saúde e com a beleza também existe entre as celebridades.
Os aparelhos estéticos são feitos com materiais que imitam a cor dos dentes, por isso ficam bem mais discretos que os brackets metálicos.

Famosos de aparelho - Celebrity braces


Sorriso metálico


Não há dúvida que o sorriso é sua marca registrada, daí a importância dele ser lindo e saudável. Mas nem sempre isso acontece. Muitos adolescentes passam por um período de “arrumação” do sorriso.

O que importa é sua saúde, mesmo porque isso não está só ligado à estética! Por isso é importante não adiar o tratamento. Quanto antes começar, melhor para você. A prevenção é primordial.

Por que preciso usar aparelho??

Existem algumas coisas que você fez na infância que podem ser causadores desse pequeno problema: você chupava o dedo? Chupou chupeta até bem grandinha? E mamadeira? “Esses não são os únicos indícios da necessidade do uso do aparelho. Existe o fator genético e hereditário”.

Quando é indicado seu uso?

Isso varia de pessoa para pessoa. É preciso ir à um profissional especializado no assunto para que ele faça o diagnóstico correto. “Um tratamento mal feito pode piorar e muito o problema do paciente.

A parte chata...

Os pacientes reclamam que precisam tem mais cuidado na hora de comer. “Não é sempre que dá pra comer na rua, pois tenho medo que fique resíduo de alimentos. Preciso levar meu kit de escovas na bolsa”, diz a estudante.

Além disso, existe a dor que muitas vezes vem acompanhada da manutenção. Mas isso também tem solução!

Outra coisa importante: nada de chicletes e balas que grudam nos dentes. Isso não significa que você está proibido de comer várias coisas. Significa que você deve ter alguns cuidados na hora de comer, como morder os alimentos, por exemplo.

Soluções

Existem algumas técnicas mais modernas que causam menos dor. Ao invés de fazer o tratamento tradicional, mais “agressivo”, essas técnicas são mais suaves. Usam fios mais flexíveis.

Mas se você usa aparelho e não gosta, não se preocupe!!! Existem várias formas de deixá-lo mais bonito e descontraído. Além disso, existem outras opções, como o aparelho transparente ao invés do metálico.

Limpeza do aparelho ortodôntico





Um dos fatores de sucesso no tratamento ortodôntico é a higiene da boca.
Basta seguir alguns conselhos simples para manter a higiene necessária:

1.Fazer a escovação com calma e cuidado, verificando se a escova limpou todos os dentes e reentrâncias.
2.Utilize escovas de dentes próprias para ortodôntia.
3.Utilizar fio dental com auxílio do "passa-fio" (dispositivo em forma de agulha de plástico) entre os dentes e o aparelho.
4.Solicite ao seu dentista uma solução fluoretada para bochecho.