0 a 6 meses: não dêem aos seus filhos nada além do leite materno!



Hoje as grávidas são e devem ser bombardeadas durante o pré-natal com informações sobre os benefícios da amamentação, e as lactantes no período de amamentação. Na internet você acha uma infinidade de benefícios na amamentação para o bebê. Mas achei um artigo interessante, da Doutora Marina Ferreira Rea do Instituto de Saúde, coordenação do Instituto de Pesquisa (CIP) SES, São Paulo, que fala sobre os benefícios para a saúde da mulher que amamenta.

Vou listar para você os principais benefícios:

- Diminuição do risco ao câncer de mama e de ovário
- Diminuição do risco de fratura no quadril por osteoporose
- Maior espaçamento entre as gestações
- Retorno ao peso pré-gestacional mais precocemente
- A mulher ou a mãe que leu este último benefício, até se esqueceu dos anteriores. Não é?

Isto mesmo, no puerpério, período em que a mulher está preparada para amamentar, nem sempre ela consome a quantidade de calorias para produzir o leite que o bebê ingere. Então o organismo vai retirar aquela reserva acumulada para fabricar o leite materno. Se a amamentação for exclusiva, ou seja, se todas as calorias que o bebê estiver consumindo forem de origem materna, a quantidade retirada da mãe, maior será. E o contrário, também é verdadeiro, se ela pára de amamentar precocemente, conserva as calorias que seriam utilizadas para o leite materno, assim levará mais tempo para atingir o peso de antes da gravidez.


O Trabalho científico do Professor de Medicina da Universidade Federal de Pelotas-RS César Gomes Victora concluiu que de 0 a 6 meses, não deve ser dado aos seus filhos nada além do leite materno! Outra conclusão do trabalho, foi a de que o chazinho de bicos contaminados das mamadeiras provocava infecções e matava.

fonte: blog http://www.ortodontiaparatodos.com.br