Quando devo levar meu filho pela primeira vez ao dentista?



Quanto mais cedo melhor! Evite surpresas no futuro!

A primeira visita ao dentista pode ser quando o primeiro dentinho nascer.

Lá, o dentista irá orientar os pais sobre como realizar e manter a higiene bucal da criança, o hábito de limpar os dentinhos e até mesmo como proceder em caso de traumas.

Depois de uma conversa e de avaliar a boca do bebê, o profissional poderá determinar também, com qual freqüência ele deve retornar ao consultório.

Visitas periódicas:

Estas visitas periódicas são muito importantes, pois assim o dentista pode observar problemas de má oclusão ou cáries, logo no início e indicar os melhores tratamentos. Existem algumas idades que podemos dizer são marcos importantes no crescimento e desenvolvimento dos dentes de seu filho:
1 ano de idade: Os incisivos superiores e inferiores já estão presentes.

3 anos de idade: todos os 20 dentes de leite já estão presentes e o modo como eles tocam uns nos outros(oclusão) está sendo estabelecida.

6 anos de idade: é a idade que os dentes de leite começam a cair

13 anos de idade: O indivíduo normalmente apresenta na boca 28 dentes. Os 3os molares (dentes do "siso"), últimos dentes a erupcionarem, normalmente o fazem após os 15 anos nas meninas, e após os 17 ou 18 anos nos meninos. Após a erupção dos 3os molares, ai sim, o individuo terá os 32 dentes na boca.

Quando levar a criança ao Ortodontista?



Veja os benefícios da prevenção!

O odontopediatra que acompanha o desenvolvimento da dentição da criança deve encaminhar o paciente ao Ortodontista assim que diagnosticar algum desvio da normalidade (presença de mordida aberta, ou mordida cruzada, ou interposição de língua, ou deglutição atípica) mesmo que a criança tenha 4 ou 5 anos de idade e que ainda não tenha trocado os dentes.

Dentro de uma situação de normalidade, sem a presença de desvios anteriormente citados, o momento ideal para a criança ser avaliada por um Ortodontista, seria ao redor dos 6 anos de idade, fase na qual começam as trocas dentárias e erupcionam os primeiros molares permanentes.

Uma radiografia panorâmica é de suma importância para avaliar se a criança tem todos os dentes permanentes, ou se existe alguma falta de algum dente, ou se existem dentes a mais. Além disso, avaliando-se uma radiografia panorâmica é possível diagnosticar se haverá espaço para a troca dos dentes ou se uma intervenção ortodôntica será necessária.