O uso de Mini-implante na Ortodontia



A utilização de mini-implantes na correção de problemas ortodônticos aponta nova tendência da Ortodontia.

Um tratamento que seja mais rápido e menos incômodo é o sonho de qualquer pessoa que precise passar por um tratamento ortodôntico. Se, além disso, o tratamento apresentar uma maior eficiência, melhor ainda. É justamente em busca disso que a Ortodontia tem evoluído, sempre atrás de melhores resultados para seus tratamentos.Até recentemente existiam poucas alternativas para apoio que não fosse os próprios dentes. Uma delas é o aparelho extra-oral, conhecido como “freio de burro”. Nem sempre o paciente aceita esta alternativa.
Os mini-implantes aparecem então como uma excelente alternativa temporária de ancoragem (apoio). Esses são rosqueados sem qualquer incomodo na maxila ou mandíbula do paciente e podem ser utilizados como apoio, facilitando e agilizando o trabalho do ortodontista. Por serem temporários, não se integram aos ossos, como é o caso dos implantes dentários, e podem ser substituídos ou removidos a qualquer momento sem nenhum desconforto.

Apesar de serem transitórios e absolutamente confortáveis, percebo ao conversar com meus pacientes e outros colegas dentistas que a maioria das pessoas não aceita muito bem a idéia de instalá-los. Isto deve ocorrer provavelmente por uma questão de medo, uma vez que a palavra mini-implante é associada pelos leigos ao implante dentário convencional que é extremamente mais complexo. Na foto abaixo é possível observar o implante colocado e como ele é utilizado pelo ortodontista como apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário