Tomografia Computadorizada na Ortodontia

A tomografia computadorizada Cone Beam (CBCT) introduziu a terceira dimensão na odontologia, beneficiando especialidades que até então não usufruíam da TC médica por falta de especialidade.

Recentemente, o uso da CBCT na odontologia tem trazido inúmeras vantagens como diagnóstico de fraturas faciais, lesões e doenças de tecido mole da região da cabeça e pescoço.

A tomografia computadorizada (TC) permite a reconstrução de áreas anatômicas e a visualização em três dimensões, revelando informações sobre tamanho, forma e textura, da área analisada. O tomógrafo captura imagens do corpo em fatias por meio de radiação e transfere para um software específico.

O CBCT por ser um exame preciso, vem contribuir cientificamente para investigações das remodelações na região da ATM diante do uso de aparelhos ortopédicos.

Na ortodontia, o CBCT tem ganhado espaço, pois alguns problemas do tratamento ortodôntico estão relacionados às características das estruturas do esqueleto crânio-facial, propriedades mecânicas, função de músculo, e o potencial de crescimento de cada paciente. A solução desses problemas clínicos envolve a obtenção de exames de precisão. A tomografia permite a análise tridimensional da maxila e mandíbula e permite entender o quadro inteiro do crescimento e desenvolvimento desses ossos.

Fonte: Livro de ortodotia SPO 2008. Dra. Savana é autora desse capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário