Enxaguante bucal COM ÁLCOOL pode causar câncer de boca

O uso de enxaguatórios bucais no Brasil cresceu 2.277% de 1992 a 2007, mostra um levantamento baseado em informações da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. De 2002 a 2007, o aumento foi de 190%.

Cientistas afirmam possuir suficientes evidências de que o uso de enxaguantes bucais com álcool pode causar câncer de boca . O estudo publicado na revista científica Dental Journal, da Austrália, é defendido pelo Prof. Michael McCulloch, porta-voz do comitê de terapia da Associação Dental Australiana.

listerine peroxyl Ex. de Bochecho com álcool ( Listerine e Peroxyl)

Segundo o Prof. McCulloch, o álcool presente no enxaguatório, ao ser espalhado pela boca, sofre uma reação e se torna uma substância chamada acetaldeído, que é cancerígena.

Algumas marcas chegam a ter 26% de álcool, e há pessoas que usam todos os dias. Hoje existem produtos no mercado sem álcool, que devem ser os escolhidos", diz o oncologista Luiz Paulo Kowalski, diretor do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital A. C. Camargo.

"O problema é usar diariamente o produto, pois o dano constante não dá tempo de as células se repararem. O uso de enxaguatórios bucais [com álcool] precisa ser mais estudado, mas é algo parecido com o que ocorre com o cigarro: quanto mais exposição, maior o risco", diz Kowalski.

Os Enxaguatórios Bucais devem ser usados com moderação e sob recomendação do seu dentista, pois são indicados para situações específicas e temporárias. Os Enxaguatórios Bucais são divididos em dois grupos:

  • Fluoretados: Apresentam em sua composição, um alto índice de flúor. São usados para prevenir a cárie e diminuir a sensibilidade dentinária. Exemplos sem ÁLCOOL:

johson plax oral b

  • Anti-Microbianos: Apresentam em sua composição, substâncias que inibem a instalação e a proliferação de bactérias. É muito usado para assepsia no "pré" e "pós" operatório.

periogard

leia também : Bafômetro da polícia flagra álcool até de antisséptico bucal

Fonte: Folha on line e artigos científicos

BRAQUETES DE SAFIRA – SAPPHIRE BRACES

SAPPHIRE

Com o desenvolvimento dos novos braquetes de safira, a Ortodontia ganha um novo aliado para aqueles que necessitam de um alto desempenho estético.

Cada braquete de safira é uma jóia polida, feitos de pura safira, o segundo mineral em escala de dureza, logo após o diamante. Cada cristal é lapidado, polido e transformado em um braquete incrivelmente liso, claro e resistente. Apresentam a formação de cristais únicos, em vez da estrutura de policristalinos como é o de porcelana.  Este passa por um tratamento térmico e garante que nenhuma fissuras exista em sua superfície.  

Sua performance estética é extraordinária, quando comparado aos outros bráquetes estéticos, se apresentando transparente e não sofrendo alteração de cor durante todo o tratamento.

Clareamento Dental

A crescente busca por um sorriso bonito e saudável contribuiu para a evolução da odontologia. Hoje, há uma maior exigência pela aparência física, sendo o sorriso o seu cartão de visita.

O clareamento dental é utilizado para restabelecer a cor dos dentes, devolvendo aos dentes uma tonalidade (cor) mais próxima do original. O escurecimento dos dentes é causado pela idade, pelo fumo, excesso de vinho (tinto), café, produtos industrializados com corante e chocolate. O excesso de flúor, antibióticos na época de formação e desenvolvimento dos dentes, traumatismos e alguns fatores genéticos também leva a mancha mento e escurecimento dos dentes .

O clareamento pode ser de 2 modelos: caseiro ou a laser.

CLAREAMENTO1Laser clareamentocaseiro Caseiro

No clareamento dental caseiro a concentração do agente clareador é menor levando algumas semanas para o resultado final. Já no clareamento a laser feito no consultório, o agente clareador é mais concentrado podendo, dependendo do grau de escurecimento do dente e da resposta do paciente ao tratamento, o resultado pode ser visto na hora.

O clareamento dental não causa danos aos dentes.

Todas as técnicas atuais, caseira ou de consultório, podem ocasionalmente causar algum desconforto após a aplicação, sendo que isto é um problema pequeno e passageiro.

Principais Dúvidas

Os dentes ficam clareados para sempre? Infelizmente não, os dentes tornam a descorar lentamente, pois isto é um fenômeno natural, em grande parte decorrente do envelhecimento.

A quem está indicado o tratamento de Clareamento Dental?
Pacientes que tenham dentes manchados por uso de tetraciclina e seus derivados, dentes escurecidos pela idade, dentes que sofreram traumatismo, dentes acometidos por fluorose e que tenham manchas amarronzadas.

A quem está contra-indicado o tratamento de Clareamento Dental?
Pacientes que tenham dentes hipersensíveis, crianças com menos de 10 anos de idade, pacientes alérgicos a algum componente da fórmula do agente clareadora e grávidas ou que estejam amamentando.

Tomografia Computadorizada na Ortodontia

A tomografia computadorizada Cone Beam (CBCT) introduziu a terceira dimensão na odontologia, beneficiando especialidades que até então não usufruíam da TC médica por falta de especialidade.

Recentemente, o uso da CBCT na odontologia tem trazido inúmeras vantagens como diagnóstico de fraturas faciais, lesões e doenças de tecido mole da região da cabeça e pescoço.

A tomografia computadorizada (TC) permite a reconstrução de áreas anatômicas e a visualização em três dimensões, revelando informações sobre tamanho, forma e textura, da área analisada. O tomógrafo captura imagens do corpo em fatias por meio de radiação e transfere para um software específico.

O CBCT por ser um exame preciso, vem contribuir cientificamente para investigações das remodelações na região da ATM diante do uso de aparelhos ortopédicos.

Na ortodontia, o CBCT tem ganhado espaço, pois alguns problemas do tratamento ortodôntico estão relacionados às características das estruturas do esqueleto crânio-facial, propriedades mecânicas, função de músculo, e o potencial de crescimento de cada paciente. A solução desses problemas clínicos envolve a obtenção de exames de precisão. A tomografia permite a análise tridimensional da maxila e mandíbula e permite entender o quadro inteiro do crescimento e desenvolvimento desses ossos.

Fonte: Livro de ortodotia SPO 2008. Dra. Savana é autora desse capítulo.

CONTENÇÃO ESTÉTICA - TRANSPARENTE



A contenção estética ASTICS possui um tipo de fio especial de resina não polimerizada transparente acondicionado em um invólucro que após da adaptação no modelo de gesso do paciente passa por uma fotopolimerização muma camara especial, o invólucro é removido do fio e este se encaixa com um adesivo especial em dois conectores metálicos adaptados a um fio de aço no qual é feito os dobras em forma de "U" e os adams em cada lado do modelo de gesso.
Existe outra versão que o fio transparente é de um material semelhante ao silicone, rígido e adaptável a anatomia dos dentes.

Aparelho Herbst para avanço mandibular

Exemplo de má oclusão Classe II.

A má oclusão Classe II é originária de vários fatores etiológicos e acomete uma porcentagem significativa da população. No Brasil, de acordo com um levantamento epidemiológico, a má oclusão Classe II apresenta uma prevalência de 42%.

Inúmeros aparelhos ortopédicos funcionais são apresentados na literatura para a correção da má oclusão Classe II com retrusão mandibular.

O aparelho funcional fixo Herbst idealizado por Emil Herbst (1905) e reintroduzido, na década de 80, por Hans Pancherz comparado a esses aparelhos, destaca-se por manter a mandíbula avançada de modo contínuo, apresentar um tempo menor de tratamento ativo, aproximadamente 6 a 8 meses, impacto estético imediato no perfil facial e não-necessidade de colaboração do paciente.

Aparelho Herbst instalado na boca.
O surto de crescimento puberal geralmente é considerado o melhor momento para tratamento ortodôntico em pacientes com má oclusão Classe II ,por causa da intensidade do crescimento condilar durante o surto de crescimento, pois permite que o deslocamento mandibular aconteça com maior intensidade. Todavia, estudos recentes comprovam resposta tecidual em indivíduos tratados após o surto de crescimento pubertário além de remodelação de fossa glenóide, côndilo e adaptação da ATM.
A época de tratamento com Herbst estende-se desde a dentadura mista precoce , até a dentadura permanente e após o surto de crescimento, o que constitui um novo paradigma da terapia com o aparelho Herbst para o tratamento das más oclusões Classe II. A resposta tecidual de pacientes submetidos a este aparelho tem sido documentada em experimentos com comprovada remodelação da fossa glenóide, côndilo e adaptação da ATM.

Desde do surgimento desse aparelho várias formas de utilização desse aparelho têm sido preconizadas por diferentes autores. Segue fotos de alguns tipos do mecanismo do Herbst.

Herbst Splint de Acrílico
Herbst Bandado

Fonte: Capítulo do livro de Ortodontia e Ortopedia Facial SPO 2008.
(autores: Raveli, D.; Dib, L. Maia, Savana; Santos-Pinto, A.; Gandini,L. )

Expansão Rápida da Maxila Cirurgicamente Assistida

Fase inicial


Após ruptura da sutura

Fase final


Inicialmente descrita por Angell (1860), a Expansão Rápida da Maxila (ERM) para correção de deficiências transversais foi reavaliada por Hass (1961), sendo preconizado que a faixa etária ideal para a ERM através do aparato ortodôntico-ortopédico são pacientes jovens, com idade máxima de 14 anos para mulheres e 16 anos para homens, o que justifica os altos índices de insucesso e a dificuldade da realização deste procedimento em pacientes com 20 anos ou mais. Estes pacientes podem requerer procedimentos cirúrgicos auxiliares para que ocorra a separação da sutura palatina mediana com consequente expansão maxilar e diminuição dos efeitos da inclinação ortodôntica.

Historicamente, a sutura palatina mediana tem sido considerada a área de maior resistência à expansão maxilar. Baseados nesta teoria, Bell e Epker (1976) definiram ainda a sutura pterigomaxilar e a região zigomaticomaxilar como outras áreas responsáveis pelo aumento da resistência maxilar.

Para a Expansão Rápida da Maxila Cirurgicamente Assistida (ERMCA), a utilização de um aparelho expansor convencional é indispensável, podendo ser ele dento-suportado ou dentomuco-suportado, com o parafuso activador devendo ser adequado à quantidade de expansão requerida. Podendo ser realizada sob anestesia geral ou anestesia local e sedação, este procedimento tem como objectivo separar as suturas que impedem a disjunção palatina, através das técnicas propostas por Epker e Wolford (1980), onde uma osteotomia do tipo Lê Fort I é realizada associada a uma osteotomia com cinzel e martelo das suturas pterigomaxilares e da sutura palatina mediana.

A osteotomia do tipo Le Fort I é realizada cerca de 5 mm acima dos ápices dos dentes superiores, desde a abertura piriforme até o processo zigomáticomaxilar bilateralmente. A maxila é então separada das lâminas pterigóideas com a utilização de um osteótomo curvo, sendo realizada a activação do aparelho expansor oito quartos de voltas com o objectivo de facilitar a separação das maxilas.

A Expansão é uma modalidade de tratamento bastante eficaz e estável para correcção de deformidades transversais de maxila em pacientes adultos.

Aparelho para ronco e apnéia obstrutiva do sono

"DOUTOR, Você salvou o meu casamento!"


Tradicionalmente tratado pela medicina, o ronco e a apnéia do sono são agora alvos da Odontologia moderna que usa Aparelhos simples e confortáveis para devolver a qualidade do sono e de vida!

Um dos problemas de maior queixa entre os casais é o ronco de um dos parceiros que, além de atrapalhar a qualidade do sono do não roncador, traz uma série de problemas para quem ronca.

Os principais fatores etiológicos são a hipoto nicidade da musculatura (álcool, drogas relaxantes, sedentarismo, envelhecimento e respiração bucal), obesidade, hipertrofi a de tonsilas e úvula (por alergia, infecção ou traumatismo), decúbito dorsal, retrog natia e macroglossia.

Nesta última década, vários aparelhos ortodônticos funcionais têm sido desenvolvidos por dentistas para o tratamento do ronco e da apnéia obstrutiva do sono, tendo como mecanismo de ação uma alteração na posição da mandíbula, língua e outras estruturas das vias aéreas superiores.
Os splints de avanço mandibular têm sido propostos como uma alternativa em pacientes que apresentam apenas ronco ou Apnéia suave .São aparelhso indicados pela Academia Americana de Medicina do Sono. O funcionamento é simples: com o aparelho há um reposicionamento das estruturas que obstruem a passagem do ar, tornando o caminho mais fácil até o pulmão.

Essa é a Odontologia moderna, ajudando você a viver melhor!

Desvendando o Aparelho Lingual

A busca pela estética na ortodontia tem feito com que a tecnologia invada essa especialidade.

Esse tópico vai abordar um tema novo e de grande interesse para os pacientes, o APARELHO LINGUAL.


Foto: A atriz Debora Secco mostrando o aparelho lingual
para Carolina Dieckmann (clique para ampliar)

O que é Ortodontia Lingual?
É a técnica ortodôntica em que o aparelho fixo é colado na face interna dos dentes. Como estas ficam em contato com a língua, são chamadas de faces linguais. Daí o nome Ortodontia Lingual e Aparelho Ortodôntico Lingual.

Quais as vantagens de se ter o aparelho ortodôntico colado internamente?
  1. A principal vantagem é estética. Como os brackets são colados atrás dos dentes, ficam praticamente invisíveis e ninguém percebe que você faz tratamento ortodôntico.
  2. Outra vantagem é o fato de não projetar os lábios para frente, evitando alterações no perfil da face, ao contrário do que faz o fixo convencional.
  3. Apesar do acúmulo de resíduos durante as refeições ser igual em ambos, no lingual eles não aparecem e o usuário se sente mais seguro para conversar durante um almoço de negócios, por exemplo.

Existem desvantagens no seu uso?

  1. Alguns casos são mais difíceis de se tratar e, em outros, até mesmo contra-indicado o uso de ortodontia lingual.
  2. Pode haver dificuldade em articular alguns fonemas nas primeiras semanas de uso.
    A higiene é mais trabalhosa.

Ele machuca a língua?
Normalmente não. A experiência mostra uma ótima adaptação na maioria dos meus pacientes.

Este tratamento costuma ser mais caro?
Pela dificuldade de se trabalhar com este tipo de aparelho, normalmente estes tratamentos são mais caros sim, mas é importante lembrar que os valores sempre variam muito dependendo do caso. Por isso sempre recomendo que você procure um especialista e faça uma consulta de avaliação para ter noção dos valores envolvidos.


Recursos tecnológicos que podem ser usados na Ortodontia Lingual :



Assista o vídeo do movimento dentário com Lingual:

Invisalign - Aparelho transparente móvel

Assista o vídeo:

Este aparelho apresenta um maneira invisível de corrigir seus dentes sem aparelhos fixos. Com uma série de alinhadores invisíveis, removíveis, e confortáveis que ninguém pode notar que você está usando. Você poderá sorrir mais durante e depois do tratamento. Sem constrangimentos e com total controle sobre a sua higiene bucal.

obs. não é indicado para todos os casos.

Revista ISTOÉ Gente afirma que Gisele Bündchen usou esse aparelho:


LEIA AQUI : www.terra.com.br/istoegente/356/reportagens/capa_gisele_01.htm

"Um sorriso que não revelava o aparelho ortodôntico que Gisele está usando há pouco tempo. Trata-se de um invisalign, uma nova técnica de corrigir os dentes com uso de alinhadores transparentes, sem metal ou fios, que a top número 1 do mundo não tirou nem durante o ensaio fotográfico. “É móvel, mas como leva 22 horas para voltar ao lugar prefiro não tirar”, diz ela, mostrando o invólucro transparente que se amolda à dentição perfeita."

Como funciona o aparelho autoligável ?

Veja o vídeo!


Os bráquetes autoligáveis (metálicos ou estéticos) são modernos e com muita tecnologia. Este sistema dispensa o uso de borrachinhas para prender o arco no bráquete.

A grande vantagem deste sistema é a utilização de forças mais leves e por ter apenas uma portinha que escorrega e prende o fio no braquete, promovendo menos atrito e um deslize maior do dente, realizando o movimento dentário mais rapidamente.

Assim, é possível diminuir o tempo total do tratamento.

O uso de Mini-implante na Ortodontia



A utilização de mini-implantes na correção de problemas ortodônticos aponta nova tendência da Ortodontia.

Um tratamento que seja mais rápido e menos incômodo é o sonho de qualquer pessoa que precise passar por um tratamento ortodôntico. Se, além disso, o tratamento apresentar uma maior eficiência, melhor ainda. É justamente em busca disso que a Ortodontia tem evoluído, sempre atrás de melhores resultados para seus tratamentos.Até recentemente existiam poucas alternativas para apoio que não fosse os próprios dentes. Uma delas é o aparelho extra-oral, conhecido como “freio de burro”. Nem sempre o paciente aceita esta alternativa.
Os mini-implantes aparecem então como uma excelente alternativa temporária de ancoragem (apoio). Esses são rosqueados sem qualquer incomodo na maxila ou mandíbula do paciente e podem ser utilizados como apoio, facilitando e agilizando o trabalho do ortodontista. Por serem temporários, não se integram aos ossos, como é o caso dos implantes dentários, e podem ser substituídos ou removidos a qualquer momento sem nenhum desconforto.

Apesar de serem transitórios e absolutamente confortáveis, percebo ao conversar com meus pacientes e outros colegas dentistas que a maioria das pessoas não aceita muito bem a idéia de instalá-los. Isto deve ocorrer provavelmente por uma questão de medo, uma vez que a palavra mini-implante é associada pelos leigos ao implante dentário convencional que é extremamente mais complexo. Na foto abaixo é possível observar o implante colocado e como ele é utilizado pelo ortodontista como apoio.

Celebridades de aparelho lingual


No aparelho lingual, os brackets (os acessórios colados do aparelho ortodôntico) e fios estão fixados na face interna dos dentes, aquela voltada para a língua (daí o nome desta técnica).

A Ortodontia Lingual teve início nos EUA com o objetivo de atender às necessidades estéticas de artistas de Hollywood que hesitavam em usar aparelho ortodôntico convencional.
O avanço no desenho dos brackets permitiu que esses se tornassem cada vez menores, arredondados e mais confortáveis.
O desconforto inicial e o período de adaptação aos aparelhos, lingual e convencional, varia de pessoa para pessoa e de uma maneira geral dura cerca de 7 dias.

Famosos de Aparelho Estético






A preocupação com a saúde e com a beleza também existe entre as celebridades.
Os aparelhos estéticos são feitos com materiais que imitam a cor dos dentes, por isso ficam bem mais discretos que os brackets metálicos.

Famosos de aparelho - Celebrity braces


Sorriso metálico


Não há dúvida que o sorriso é sua marca registrada, daí a importância dele ser lindo e saudável. Mas nem sempre isso acontece. Muitos adolescentes passam por um período de “arrumação” do sorriso.

O que importa é sua saúde, mesmo porque isso não está só ligado à estética! Por isso é importante não adiar o tratamento. Quanto antes começar, melhor para você. A prevenção é primordial.

Por que preciso usar aparelho??

Existem algumas coisas que você fez na infância que podem ser causadores desse pequeno problema: você chupava o dedo? Chupou chupeta até bem grandinha? E mamadeira? “Esses não são os únicos indícios da necessidade do uso do aparelho. Existe o fator genético e hereditário”.

Quando é indicado seu uso?

Isso varia de pessoa para pessoa. É preciso ir à um profissional especializado no assunto para que ele faça o diagnóstico correto. “Um tratamento mal feito pode piorar e muito o problema do paciente.

A parte chata...

Os pacientes reclamam que precisam tem mais cuidado na hora de comer. “Não é sempre que dá pra comer na rua, pois tenho medo que fique resíduo de alimentos. Preciso levar meu kit de escovas na bolsa”, diz a estudante.

Além disso, existe a dor que muitas vezes vem acompanhada da manutenção. Mas isso também tem solução!

Outra coisa importante: nada de chicletes e balas que grudam nos dentes. Isso não significa que você está proibido de comer várias coisas. Significa que você deve ter alguns cuidados na hora de comer, como morder os alimentos, por exemplo.

Soluções

Existem algumas técnicas mais modernas que causam menos dor. Ao invés de fazer o tratamento tradicional, mais “agressivo”, essas técnicas são mais suaves. Usam fios mais flexíveis.

Mas se você usa aparelho e não gosta, não se preocupe!!! Existem várias formas de deixá-lo mais bonito e descontraído. Além disso, existem outras opções, como o aparelho transparente ao invés do metálico.

Limpeza do aparelho ortodôntico





Um dos fatores de sucesso no tratamento ortodôntico é a higiene da boca.
Basta seguir alguns conselhos simples para manter a higiene necessária:

1.Fazer a escovação com calma e cuidado, verificando se a escova limpou todos os dentes e reentrâncias.
2.Utilize escovas de dentes próprias para ortodôntia.
3.Utilizar fio dental com auxílio do "passa-fio" (dispositivo em forma de agulha de plástico) entre os dentes e o aparelho.
4.Solicite ao seu dentista uma solução fluoretada para bochecho.